Escapes

quarta-feira, 6 de junho de 2012

No fim-de-semana, demos um pulo até ao Algarve. Foram os primeiros dias de praia do ano. Sem horas, sem pressas, sem gente. Uma praia quase só nossa.


E de alguns visitantes mais estranhos...


Acabar o dia na praia, caminhar na areia molhada, estar e ir ficando enquanto o tempo nos ameniza as horas, é das minhas ocupações preferidas.


Talvez por isso goste tanto deste Algarve, calmo, perdido no tempo e envolto na autenticidade das suas gentes. Que tanto gosto de observar!


Os mercados são dos meus espaços preferidos. Acho sempre que neles se conhece um povo. Porque dentro deles assistimos a uma  genuína luta pela sobrevivência, daqueles que há muito se habituaram a viver com muito pouco ou quase nada...



Mas, a quem o brilho do sol e o encontro do céu com o mar parecem bastar...


O regresso traz-me de volta as paisagens que são as minhas. Onde encontro a paz da meninice vivida, aqui e além tejo, mesclada por um turbilhão de emoções. E onde invariavelmente  lembro palavras de Torga.


No jardim da lembrança, 
Onde cultivo as flores 
Da perpétua e alada primavera,
Nem a terra se cansa,
Nem desmaiam as cores,
Nem o pólen dos sonhos desespera.


No final, a sensação de sempre. Parece que estivemos fora muito tempo!! Só o facto de reencontrar a minha Sintra, tal como a tinha deixado, me traz de volta à realidade.

2 comentários:

Graça Sampaio 7 de junho de 2012 às 18:51  

Que lindo texto! E as fotos também são lindas - especialmente as do Alentejo de que tanto gosto. E a paz, a alegria genuína do regresso a Sintra (minha terra do coração)... Quem me dera!

Beijinho

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP