Pequenos Grandes Poetas em Sintra

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

"Todo o estrangeiro poderá encontrar em Sintra um pedaço da sua pátria. Eu descobri aí a Dinamarca..."
A frase, que certamente poucos conhecem, é de Hans Christian Andersen, esse fabuloso contador de histórias para crianças, que preencheram o nosso imaginário e continuam a invadir o dos nossos filhos.
Andersen é sinónimo de contos de fadas.





Não há criança que não tenha ouvido um conto seu. E que, chegada a altura, não saiba quem foi esse célebre escritor dinamarquês, dotado de "inigualável" imaginação e criatividade.
O que poucas crianças sabem é que Hans Christian Andersen visitou Portugal, e ficou hospedado em Sintra, na casa da família O'Neill, de 26 de Julho a 8 de Agosto de 1866.






Os nossos filhos, que crescem a amar Sintra como se esta fosse a única terra no mundo onde o sonho e o mistério andam de mãos dadas, devem saber que tal como eles, também o famoso contador de histórias amou Sintra e dela disse coisas lindas!
Sobre a Pena, Andersen escreveu:

"Todo o caminho da serra é um jardim, onde a natureza e arte maravilhosamente se combinam, o mais belo passeio que se pode imaginar."

Sobre Monserrate,
"uma verdadeira vinheta das Mil e Uma Noites, uma visão de conto de fadas."
E, como se de um conto de fadas se tratasse, disse ainda

"Inigualável Sintra, a mais bela e decantada parte de Portugal".
E, já agora, podemos também ensinar-lhes que Andersen não escreveu só contos, mas também vários romances e muitos livros de poesia.

Na verdade, os nossos meninos de 8 e 9 anos começam agora a ter o seu primeiro contacto com a poesia. Para muitos é uma realidade nova, mas rapidamente percebem que todos podem e sabem ser poetas!
A frase "cada criança é um poeta" faz agora todo o sentido para os pais mais atentos ao percurso dos filhos. Esta é a altura certa para os munir das ferramentas necessárias, sendo que há imensas e de grande qualidade.

Ofereçam aos vossos filhos livros de poesia e talvez se surpreendam
como eu, quando o meu filho, que tem 8 anos, me disse:
"- Mãe, dantes não sabia muito bem o que responder quando me perguntavam o que quero ser quando fôr grande. Agora já sei, vou ser poeta".
Este é um dos seus poemas preferidos e que sabe de cor:
Nos próximos dias, deixo-vos aqui alguns dos muitos livros que os ajudam a sonhar nesta primeira viagem ao mundo da poesia.
Livro com prefácio de Alice Vieira, onde ela escreve:
"Se calhar esperavas que eu te dissesse agora aqui o que é a poesia. Que eu te arranjasse uma definição daquelas cheias de palavras complicadas que deixam as pessoas de boca aberta... Mas eu não sei definir o que é a poesia.
E se alguém te disser que sabe...desconfia!

Alice Vieira deslumbra-me com a sua forma simples de falar para gente pequena e encanta-nos a todos quando cita o poeta brasileiro Cassiano Ricardo, naquilo que é para ela uma das melhores definições de poesia,

Poesia

é uma ilha                                                                

rodeada de palavras

por todos os lados

Não deixem de lá levar os vossos filhos...   

1 comentários:

Raquel nos Açores,  9 de abril de 2010 às 16:43  

Olá!
Só vos descobri agora, mas mais vale tarde do que nunca!
Vou cá voltar mais vezes. Só não percebi quais Marias e quais Anas... :) Paula, tu és uma delas?
Ponham mais livros para eu me inspirar e coisas do colégio para eu matar saudades!
Adorei!!!
Raquel Marques

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP