O Principezinho, na Quinta da Regaleira

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos...


Para todas as gerações que leram e releram  O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, esta é, seguramente, a grande mensagem do livro. Aquilo que nos vêm de imediato à cabeça quando pensamos ou falamos dele. Pertenço àquele grupo que, apesar de achar que não há idade para nos apaixonarmos por esta criatura ou para praticar o culto da amizade, considera que O Principezinho não é um livro infantil.Foi pois com grande curiosidade que ontem fomos à Quinta da Regaleira ver a peça de teatro encenada pela companhia  Byfurcação.




Ir à Regaleira é sempre uma caminhada estonteante para os sentidos. Assistir a uma encenação do Principezinho ao ar livre, neste cenário idilico,  é alguma coisa que não queríamos perder.


O actor Paulo Cintrão é o aviador na Regaleira

O encontro entre os actores e o público na cafetaria  marca o inicio do espectáculo. A ideia pareceu-me genial, embora geradora de alguma confusão. Isto porque muitos dos  que ali se encontravam sentados eram apenas visitantes enquanto os espectadores, grandes e pequenos, assistiam de pé, em maior alarido.




Segue-se uma caminhada ao som dos motores do avião.Este é um momento altamente conseguido e quando chegamos ao local onde decorre o resto da peça, as crianças já só querem saber onde está O Principezinho.

O avião Auster, cedido pelo Museu do Ar é a peça chave da cenografia ao ar livre

 Durante noventa minutos, a curiosidade e interesse de grandes e pequenos está ao rubro. Tratar um texto que tem tanto de belo quanto de complexo, num exterior igualmente belo e único deve ser um desafio sem tamanho.As expectativas eram grandes e a ambição do projecto também. Ainda que alguns registos nos tenham parecido menos conseguidos, esta é sem dúvida  uma experiência a não perder!



Voltámos mais ricos e durante uns dias vai ser impossível não reler O Principezinho.



No fim, ainda deâmbulamos por lá, pois claro.



Querem mais motivos para lá ir?



Vão e,

deixem-se cativar!

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP