A visita do Tio Elefante

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Depois das muitas e incríveis voltas que dei ao  Incrível Rapaz Que Comia Livros, trabalho com que finalizei a minha pós-graduação, o ritmo voltou ao normal.



Os últimos dias foram dedicados ao descanso e ao filho, em final de férias. Está quase a iniciar-se um novo ciclo. O 5ºano aí está à espreita. 
A mudança de escola incute na rapaziada uma sensação de crescimento e a “excitação” própria de quem aos dez anos vai iniciar um novo percurso. Mas também deixa pairar uma certa ideia de perda e alguma ansiedade pelas situações novas que se avizinham. That's life...
A propósito de perdas e  vivências novas,  há uns dias recebemos a  visita especial do Tio Elefante, com quem lanchámos.






 O Tio Elefante chegou de comboio, com viagem paga pela Kalandraka, e foi um prazer  recebe-lo cá em casa. Escrito e ilustrado por Arnold Lobel,  o livro aborda a relação entre tio e sobrinho,  no momento dificil e triste da perda dos pais do pequeno elefante.

De uma ternura sem limites, esta é a história de um velho tio, com "mais rugas do que todas as estrelas do céu e  do que todas as folhas de uma árvore", que se vai desdobrando e reinventando para impedir que a tristeza se apodere do sobrinho.



A ternura e sensibilidado do livro estão espelhadas na viagem de comboio que ambos fazem até casa do Tio Elefante, um tio velho, sábio e até então desconhecido, que até  conta postes, casas, campos ou  cascas de amendoim ... para se aproximar e distrair o sobrinho.



Acabando por transformar os dias em permanentes e subtis manifestações de amor,"concretiza desejos"...


saúda a madrugada...

conta histórias e escreve canções...


A tristeza nunca deixa de estar à espreita, mas Lobel troca-lhe as voltas e, no final do livro os pais do pequeno elefante são encontrados sãos e salvos. Apesar da opção pelo final feliz, a situação, geradora da história, passível de acontecer,  não deixou de ser vivida...



Na viagem de regresso do pequeno elefante, o que se conta é bem diferente...



O mesmo Tio Elefante, que abriu a porta, fecha-a agora... mas o importante já aconteceu!


Há  muita gente que não gosta de Arnold Lobel. Eu gosto. Sou fã de Frog and Toad, que muito gostaria de ver editado em Portugal. Aqui fica a "cunha"...



 e um cheirinho da viagem...

                          

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP