Tintim... dentro de dias

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Porque me leva a sítios do mundo muito interessantes e distantes, como o Tibete, a China, o Congo ou o Egipto. E às vezes também a alguns imaginários, como a "Sildávia", que são igualmente fantásticos! É assim que o meu filho, de dez anos, me responde quando tento perceber o que pode levar um rapaz da sua idade, nos dias que correm, a gostar tanto do Tintim.


Bem sei que  alguns dos livros já existiam cá por casa, mas a esses ele tem acrescentado todos os outros que vão sendo editados...Como é possível que "esta criatura" criada por Hergé em 1929 continue a ter tão fiéis companheiros de viagens e aventuras ?!




Sabes que o Tintim tem mais de 80 anos? ainda pergunto.Resposta pronta: sim, sei, mas as aventuras são muito giras, originais e emocionantes...




E são situações reais, acrescenta. Estou sempre a pensar o que faria no lugar dele!



E eu continuo a  pensar na genialidade de Hergé!!!


Estou mais do que esclarecida, mas ele continua a dizer-me que as histórias são cheias de enigmas e de humor... muito humor!                           


Em matéria de Tintim, o companheiro de leitura eleito é o pai, profundo conhecedor do universo de Hergé. A esta altura da conversa, já falam e riem em coro. Ficam hilariantes quando referem personagens como o Capitão Haddock, o Professor Girassol ou os famosos Dupont e Dupond ...






Garanto que, mesmo com  respostas tão inequívocas, o tema não me tem largado a cabeça... É que bem vistas as coisas, o Tintim nem sonha o que é uma playstation, a coisa mais parecida com uma bola de futebol, no seu mundo, parece ser a Lua e nomes como o de CR7 ou Messi só podiam ser códigos por descodificar..



Mas continua mais vivo que nunca e chega agora ao cinema em 3D e com uma inovadora tecnologia. Os responsáveis por tal feito são dois vultos inquestionáveis, Steven Spielberg e Peter Jackson.

Realizador e produtor assumem-se fãs do Tintim (mais compreensível nas suas faixas etárias...).  
Em entrevista,  à Revista Visão, de 20 Outubro, Spielberg, que confessa só ter descoberto Tintim nos anos 80 (o que os americanos podem perder!!!), acha que ele é intemporal. Mas também tem algumas dificuldades em perceber porquê...
Certo é que  tanto ele como  o meu filho usam a mesma frase quando falam das Aventuras de Tintim, "nunca há um momento aborrecido nas histórias"!

As Aventuras de Tintim - O Segredo do Licorne, tem estreia marcada para dia 27 e cá em casa faz-se a contagem... só já faltam 3dias!!

Assim sendo, marcamos encontro numa qualquer sala de cinema...


0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP