À procura do Expresso...do Oriente.

terça-feira, 24 de julho de 2012

Não consigo escrever com a regularidade que gostava. O ritmo é intenso, caminhamos o dia todo e, quando a noite chega, estou exausta.


O nosso terceiro dia em Istambul começou com um café na estação de Sirkeci, aquela que foi construída para receber o Expresso do Oriente. O famoso comboio fez a sua primeira viagem Paris/Istambul em 1889.


Tudo ali parece querer perpetuar-se. Por vezes, temos a sensação que abrimos um livro de Agatha Christie.


Expresso tomado, o destino seguinte era Eyüp.

Subimos de teleférico, depois de uma hora de espera no meio de uma nuvem de burcas, literalmente a "suar em bica". Queríamos olhar a magnífica vista, entrar no célebre café Pierre Loti e descer pelos ciprestes que ladeiam e ensombram os cemitérios que ali se construíram em altura. Verdadeiramente impressionante!


A gigantesca multidão que enchia as paragens de autocarro complicou-nos o regresso. Um simpático casal de turcos, residentes na Alemanha, decidiu dar-nos uma ajudinha. A boa vontade não chegou: ficámos a conhecer-nos bem porque andámos perdidos num autocarro que não era o nosso, por paradeiros que não estavam previstos, durante cerca de uma hora...


Depois de um dia tão intenso, a fome apertava! Voltámos para Sultanahmet para jantar no Divane, um restaurante de que ficámos fãs. Este é um ritual feito à medida do meu filho, fazer o buraco no pão. "Dar uma facada", era a expressão usada.


No regresso para o hotel, já se conheciam alguns amigos, onde a paragem era obrigatória.


Aqui estão os dois simpáticos turcos que ofereciam o gelado ao meu filho, quando por ali passávamos, mas que todas as noites diziam que a loja precisava de mais um funcionário!


Ficámos fãs de Istambul e já pensamos em voltar!

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP