Istambul
segunda-feira, 16 de julho de 2012
Com cerca de 14 milhões de habitantes, Istambul é uma cidade estonteante. Pessoas, cores, cheiros, ruídos, tudo passa vertiginosamente por nós. Só os minaretes das múltiplas mesquitas parecem acompanhar-nos em permanência.
Cheguei a abarrotar de informação e munida, como vos disse, do livro de Pamuk para me conduzir a alguns locais que não queria perder de forma alguma. No final do primeiro dia, já tínhamos visitado o Palácio de Topkapi, a Mesquita Azul, a Hagia Sofia, percorrido a mítica Ponte Gálata e subido à torre com o mesmo nome.
Mas, acima de tudo, estávamos rendidos à simpatia e hospitalidade do povo turco! As pessoas são simpáticas, afáveis e revelam a sua amabilidade nos pequenos detalhes. Ao fim de umas horas, sentimo-nos em casa! "Somos turcos", brinca o meu filho.
Quando percorremos as ruas de Istambul é normal as pessoas falarem-nos. Numa mistura de pouco inglês, algum espanhol e italiano e muita mímica, chegámos ao fim do dia com uma data de novos amigos.
Foi assim que o meu filho ficou a saber como se faz a massa por estas paragens, se tornou um dos "famosos pescadores" da Ponte Gálata e teve aulas práticas de lançamento de piões turcos, completamente grátis. Bastou-lhe trocar de chapéu!
Foi um dia louco, numa cidade onde há ainda tanto para contemplar! As mesquitas, os palácios, os museus...atravessar o Bósforo e pisar a parte asiática, subir o teleférico em Eyüp para tomar um chá no Café Pierre Loti...
Como se tudo isto não bastasse para nos deixar apaixonados pela cidade e pelas suas gentes, há ainda a gastronomia ... E os chás!
3 comentários:
Eu e a minha mulher estivemos a ultima semana de agosto em Istambul. Tambem adorámos e recomendamos a todos. A sua descrição de Istambul é perfeita, parabens.
Que bom saber a opinião de outros viajantes! Obrigada a ambos.
Enviar um comentário