Aprendizes de Poeta
domingo, 14 de março de 2010
Hoje volto à poesia e aos livros que enriquecem o imaginário dos nossos filhos, já de si tão fértil e grandioso!
A criançada do 3ºano já trata a poesia por tu! O meu filho e alguns dos seus amigos decidiram mesmo escrever um livro de poemas... Tomar uma tal decisão aos 8 anos pode mudar-nos a vida, ironizei com os meus botões. A verdade é que a obra está em franco crescimento...
Sendo que o difícil é escolher, há alguns livros que os influenciam na sua escrita e os marcam na forma como passam a entender a poesia. Este é um livro obrigatório:
No posfácio, Sophia escreve que se trata de um livro "constituído por obras de poetas de todos os países de língua oficial portuguesa, um livro de iniciação, destinado à infância e à adolescência e onde procurei reunir poemas que, sendo verdadeira poesia, sejam também acessíveis".
E vejam só o que Sophia diz a seguir,
"É possível que muitos considerem este livro difícil. Mas a cultura é feita de exigência. Por isso afastei o infantilismo, o simplismo. Uma criança é uma criança mas não é um pateta".
Pedi ao meu filho um adjectivo para este livro e ele respondeu "completo".
Mas os meninos também se divertem muito quando se imaginam poetas...Por vezes, brincam e jogam com as palavras até obterem rimas tão impensáveis quanto surpreendentes. Por isso, quando descobrem que às vezes os adultos também os imitam, ficam fascinados!
É o que sempre acontece, quando começam a ler
Não podendo falar de todos, incluimos algumas das nossas preferências nas sugestões de leitura...
Leiam com os meninos! Nunca se sabe quantos dos aprendizes, um dia, serão Grandes Poetas..
0 comentários:
Enviar um comentário