Aprendizes de Poeta

domingo, 14 de março de 2010

Hoje volto à poesia e aos livros que enriquecem o imaginário dos nossos filhos, já de si tão fértil e grandioso!
A criançada do 3ºano já trata a poesia por tu! O meu filho e alguns dos seus amigos decidiram mesmo escrever um livro de poemas... Tomar uma tal decisão aos 8 anos pode mudar-nos a vida, ironizei com os meus botões. A verdade é que a obra está em franco crescimento...

Sendo que o difícil é escolher, há alguns livros que os influenciam na sua escrita e os marcam na forma como passam a entender a poesia. Este é um livro obrigatório:


Daqueles que deviam ter lugar cativo na mesa de cabeceira dos meninos. O que não surpreende se pensarmos que a selecção  de poemas foi feita por Sophia de Mello Breyner e as ilustrações são de Júlio Resende.
No posfácio, Sophia escreve que se trata de um livro "constituído por obras de poetas de todos os países de língua oficial portuguesa, um livro de iniciação, destinado à infância e à adolescência e onde procurei reunir poemas que, sendo verdadeira poesia, sejam também acessíveis".
E vejam só o que Sophia diz a seguir,

"É possível que muitos considerem este livro difícil. Mas a cultura é feita de exigência. Por isso afastei o infantilismo, o simplismo. Uma criança é uma criança mas não é um pateta".
Pedi ao meu filho um adjectivo para este livro e ele respondeu "completo".

Mas os meninos também se divertem muito quando se imaginam poetas...Por vezes, brincam e jogam com as palavras até obterem rimas tão impensáveis quanto surpreendentes. Por isso, quando descobrem que às vezes os adultos também os imitam, ficam fascinados!
É o que sempre acontece, quando começam a ler


Outro livro que sempre encanta as crianças é "As Fadas Verdes" da Matilde Rosa Araújo. Todos os poemas são simples e belos. Numa das muitas vezes que os lemos, eu e o meu filho descobrimos que gostamos tanto deles porque "todos parecem falar de Sintra!"




Não podendo falar de todos,  incluimos algumas das nossas preferências nas sugestões de leitura...
Leiam com os meninos! Nunca se sabe quantos dos aprendizes, um dia, serão Grandes Poetas..




0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP