Aromas de Setembro

sábado, 11 de setembro de 2010

Setembro chegou,  lentamente retomam-se os hábitos e  reajustamo-nos para um novo ano de trabalho. A criançada regressou à escola, e à agitação inicial segue-se agora a rotina dos dias, dos horários, do deitar cedo e cedo erguer. Este é um mês de reorganização, mas também de contrastes e transições. É ele que manda embora o Verão e transporta os tons castanhos avermelhados e laranjas com que acabará por pintar o Outono. Por aqui, traz também perfumes e aromas doces, cheiros de compotas que me impregnam a casa toda. A cozinha fica cheia, com tabuleiros e cestos de fruta.





















Estendidas nos tabuleiros, as maçãs vão tranquilamente passando por várias tonalidades de verde e amarelo, oferecendo-nos um permanente cheiro de fruta fresca, acabadinha de deixar a mãe árvore.


Há já vários dias que os tachos de cobre me roubam uma boa quantidade de tempo.








Posso raspar o tacho? É a pergunta mais frequente do meu filho, que para além de tratar do tacho, se lambuza também com as várias colheres de pau usadas, nunca dando a tarefa por concluída sem lamber por completo os próprios dedos…

Depois das ameixas, chegou a vez das pêras e das maçãs. Mas nada que se compare àquele a quem nesta altura chamamos o rei  da casa, Dom Figo!



                            


Durante semanas consecutivas, as três figueiras que tenho no pomar, criteriosa e carinhosamente escolhidas e plantadas pelo meu pai, obrigam-nos a romarias diárias.


Colher figos torna-se actividade obrigatória, para grandes e pequenos! Comemos, dou à família, aos amigos, aos amigos dos amigos, faço doces, compotas, bolos… e continuo com figos.




Com tanta compota, de maçã, pêra, figo com amêndoa, figo com nóz... não tem sido fácil vir até aqui. Mas o Chá de Sintra tem estado sempre presente,



Com muita doçura!



















                                                                        

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP