Ó Gente da Minha Terra!

sábado, 4 de dezembro de 2010


Hoje, não venho evocar a beleza da minha Sintra.Hoje quero expressar a minha indignição pelos maus tratos que lhe infligem! São sobejamente conhecidos os problemas relacionados com a recolha de lixo que por aqui se vai fazendo... O tema está esgotado, de tão usado!Os cidadãos queixam-se,os partidos da oposição fazem eco dessas queixas, o executivo camarário contra argumenta. Um fado muito português. Amiúde vejo blogues sintrenses abordarem "esta vergonha".



Em Sintra, este é um espectáculo diário. Se percorrermos aldeias e vilas, difícil será não encontrar imagens semelhantes a estas.



Imagens pouco compatíveis com a beleza de Sintra. Pouco dignas para quem cá vive e menos ainda para quem nos visita. Sim, porque somos um local de destino turístico. E, ao contrário do que muitos possam pensar, os limites não se confinam à vila de Sintra e a S. Pedro. Sim, porque tudo isto se passa neste fantástico lugar, património da humanidade!



O lixo amontoa-se, sem que ninguém pareça importar-se com isso. Os contentores, na sua maior parte, são velhos, partidos e até pequenos de mais. As pessoas, mesmo as que separam o lixo doméstico, não têm tempo, e muito menos paciência,para abrir os enormes sacos e deitar peça a peça lá para dentro... Resultado, os sacos são abandonados por ali, como se de uma grande lixeira ao ar livre se tratasse...
O posicionamento destes contentores é outra questão, no mínimo perturbante. Nunca compreenderei o que passa na cabeça dos responsáveis por este pelouro. Parece até anedotária, esta mania de os colocar bem na estrada! É uma verdadeira obsessão, esta. Terão medo que as pessoas não os vejam? Que não saibam onde estão? Não conseguem encontrar localizações mais discretas?



O impacto estético é grande! Às vezes, brinco e digo a mim própria que isto não é a sério.Só pode tratar-se de um qualquer concurso aberto pela câmara. E tudo isto são esculturas e arranjos paisagísticos subordinados ao tema "Ó Gente da minha terra, isto não pode acontecer!".

Díficil, díficil, é explicar aos nossos filhos que há pessoas que deixam o lixo pelo chão e que há outras que deveriam trabalhar para evitar que isso aconteça, mas não o fazem. Aos mesmos filhos a quem ensinamos, desde pequeninos, que não se deita lixo para o chão, que devem respeitar o ambiente, respeitando-se a si e aos outros.Que devem trabalhar para preservar este nosso planeta..

Quando, num dos últimos domingos, percorri os belos recantos desta magnífica terra, deparei-me com este espectáculo



Não queria acreditar! Como é possível que as pessoas continuem a fazer isto? Quando conseguiremos ensinar os adultos a não maltratar o meio ambiente? É preciso entender que a rua é a casa de todos nós!
 Este é um sítio de passagem para muitos sintrenses, mas também para muitos e muitos visitantes.


Três dias depois, voltei a passar por lá. Meu Deus, que vergonha! Tudo continuava na mesma. O lixo não tinha sido recolhido. Será que os responsáveis camarários não passam por aqui? Nem quando vêm almoçar para estes lados?

O Chá deixa aqui uma sugestão. E se criassem grupos de voluntariado para ajudar nestas questões? E se fossem os próprios habitantes a sugerir soluções, nomeadamente no que se refere à localização dos contentores? E se se canalizassem alguns reformados e desempregados para acções de sensibilização?

Acabo como comecei.


Ó Gente da minha terra, todos podemos e devemos fazer melhor!


0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP