Vão a Tallinn!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Tallinn, capital da Estónia, é este ano capital europeia da cultura. A par com Turku, na Finlândia. No próximo ano, passarão o testemunho a Guimarães.





Estive em Tallinn em Julho. Foi a última paragem de uma viagem longa e fabulosa, que vocês foram acompanhando aqui no Chá. Fiquei fã desde cantinho do mundo, que alia história e modernidade a um charme e encanto absolutamente naturais.

Catedral Alexander Nevsky, herança russa
Tallinn é conhecida sobretudo pela parte velha da cidade, detentora de uma arquitectura medieval deslumbrante. Abundam os restaurantes, bares, pubs, espaços que conservam a traça medieval e a que, em regra, se junta um enorme bom gosto, fazendo deles espaços muito acolhedores. Sítios de onde não apetece sair.


Um dos restaurantes mais conhecidos de Tallinn



Dentro e fora deles, podemos assistir a múltiplas e diversas manifestações culturais. A música faz parte da identidade dos estonianos. É indissociável da sua cultura, tendo ficado célebre a "Revolução do Canto", quando nos anos oitenta, exigiram dos soviéticos a sua independência, cantando. O teatro é outra paixão.


Nas ruas, respira-se história e cultura. Os trajes da época medieval, que fazem questão de usar, emprestam um colorido e uma ambiance histórica díficeis de igualar.







Os restaurantes têm animações, teatro, música. Aqui, enquanto jantava, assisti a uma notável encenação de um duelo de espadachim medieval.



Curiosamente, a Estónia fica a poucos quilómetros da Finlânda, faz fronteira com a Rússia e a Letónia, e só o mar Báltico a separa da Suécia. A sua situação geográfica valeu-lhe,ao longo do tempo, ser invadida por dinamarqueses, suecos, alemães e russos. Foi bombardeada pelos nazis e voltou a reconstruir-se.



A Estónia é um país recente, mas Tallinn já é um dos maiores centros digitais e tecnológicos do mundo. Soube modernizar-se, conservando a beleza do antigo.





Enquanto andei por lá , com a certeza de querer voltar, não consegui evitar algumas comparações com a minha bela Sintra. Com tudo o que ela também poderia ter e não tem! Salvaguardadas as devidas distâncias, Sintra e Tallinn têm muitas semelhanças. E são igualmente belas.





Sempre que chego a Sintra depois das nove da noite e vejo o "deserto" em que mergulha, o ar fantasmagórico que a noite lhe empresta, sem qualquer vida ou animação cultural, lembro-me de Tallinn.
Apetece dizer, a quem de direito, "Vão a Tallinn!!!"


0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP