alma de viajante

sexta-feira, 30 de março de 2012

Viajar é uma paixão. Os leitores e amigos do Chá têm-me acompanhado nas minhas últimas deambulações. Já sabem que não consigo imaginar a chegada do Verão sem a mochila às costas, mundo dentro...  Há dias, vi nas bancas uma edição especial da revista Volta Ao Mundo e não resisti. Volta ao mundo contada por José Luís Peixoto! Só podia ser especial!


Miami, Pequim, Moscovo, Estocolmo ou Helsínquia são alguns dos lugares por ele visitados, cujo relato leio vertiginosamente.  À medida que leio, cresce em mim a  vontade de que o tempo corra e que Julho me bata à porta, avisando-me para fazer as malas.


São várias as passagens da crónica de José Luís Peixoto que me inundam de vivências que transporto na memória. Algumas  partilhadas aqui, outras não, porque, quando viajamos, o tempo parece não ser nosso.

 

Li e reli, vezes sem conta, as palavras de Peixoto. Como faço muitas vezes com os seus livros. Experimento aquela sensação de querer voltar a todos os sítios de que fala, onde já estive e de partir em busca dos que ainda me são desconhecidos.
Hoje, fico-me por Helsínquia. A última vez que a visitei foi há dois anos.
É verdade que os finlandeses falam baixo, que são educados, generosos e que basta  um sorriso  para termos vontade de abrir as portas e gostar de andar por lá.




 "E não se consegue distinguir uma palavra daquela língua calma, pacata, bondosa."  diz, a determinado momento, o escritor. Sim, tal como eles não distinguem da nossa.Mas, cá por casa, lembramos amiúde o momento hilariante em que,  à porta  de um restaurante, quando ponderávamos  se  ficaríamos por ali, a menina irlandesa que servia às mesas , fez questão de nos  dizer que não nos arrependeríamos. Falava uma mistura de castelhano e português, com sotaque finlandês, claro.



A Sara viveu cerca de dois anos em Espanha, trabalhando com crianças. Na altura, visitou Portugal e também ela nos contou o relato da sua viagem. Gostou de tudo, Lisboa, Coimbra, Algarve... Mas apaixonada mesmo, tinha ficado por uma terra de que não lembrava o nome, apenas que começava por s e tinha Pena!!! Oh, ouvir falar assim de Sintra por aquelas paragens! Ficámos amigos, claro! E não, não nos arrependemos mesmo nada!


Bem sei que Julho ainda está longe, mas a oportunidade chegou e as malas já estão à porta. Daqui a pouco, rumo a Madrid! Tenho encontro marcado com uma data de gente que não conheço de lado algum, que certamente não voltarei a ver num qualquer outro sítio, mas de  quem fico íntima enquanto ando por lá. Basta o tal sorriso ou um simples olhar. Deve ser isso, o que chamamos de alma de viajante.



1 comentários:

Ju 31 de março de 2012 às 23:26  

Olá, meninas!
Alma de viajante... Que delícia viajar e uma das vantagens de se morar na Europa é a facilidade com que se pode conhecer vários outros países,tão próximos uns dos outros, em pouco tempo, atém mesmo, num piscar de verão!
É isso aí: mochila nas costas, bons livros, mente, coração e alma abertos e... respirar novos e bons ares, fazer amigos, enfim...
Aproveitem!
Beijo
Ju

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP