Uma Pérola Escondida na Praia Grande

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

A Praia Grande é uma "caixinha de surpresas". É uma praia de contrastes!
Se há dias em que o sol nos brinda e nos proporciona um dia de verão fantástico, também há aqueles em que as nuvens e o "capacete" sobre a serra teimam em não sair.


Por isso, no saco da praia levamos sempre os chapéus de sol dos miúdos e o protector solar, mas também umas camisolas, não vá o "diabo tecê-las"...
A verdade é que não conseguimos prever o dia de amanhã nesta praia.
Vejamos o exemplo do areal. Em meados de Junho estivemos preocupadas porque o mar tinha levado imensa areia e receávamos que nunca mais a trouxesse. As crianças fizeram praia confinadas a um espaço pequeno e não havia lugar para mais de uma dezena de toldos.
Agora, a praia está Grande, o mar trouxe imensa areia, ninguém podia calcular, nem mesmo aqueles que conhecem esta praia como a "palma da sua mão".
Pensemos agora nas bandeiras. Na semana passada estiveram dois dias de bandeira verde, o mar calmo e óptimo para nadar. Quem por lá passava, dava um mergulho e espalhava a novidade pelos amigos e familiares. No entanto, passados estes dois dias o mar voltou a "embravecer-se" e rapidamente a bandeira encarnada subiu ao mastro, substituindo os mergulhos no mar pelos célebres baldes de água.
Mas é esta imprevisibilidade do dia a dia, que embeleza esta Praia e a torna tão misteriosa, com pequenos segredos escondidos.
Nestes dias de maré vazia a praia surpreendeu-nos com umas baías magníficas, por entre os altíssimos e desenhados rochedos, atraindo pessoas, que ficavam estupefactas com aquele cenário, nunca antes visto.



A água estava azul clara e nas rochas encontrávamos anémonas e caranguejos cinzentos, que timidamente espreitavam por entre as algas.


Houve ainda quem tivesse encontrado polvos presos nas rochas e peixinhos a nadar.


Era uma pérola escondida na Praia Grande!

Aqui ficam mais algumas fotografias dessa paisagem para mais tarde recordar.







O mesmo cenário num dia mais cinzento.... Que diferença!



0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP