Almaçã: o vegetarianismo em Sintra

sexta-feira, 14 de maio de 2010

O Vegetarianismo é um regime alimentar que exclui da dieta, todo o tipo de carne, peixe, frutos do mar,  bem como alimentos derivados. É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de lacticínios e/ou ovos. Os vegetarianos alimentam-se de grãos, sementes, vegetais, cereais e fruta.
Em Portugal, existem cerca de 30.000 pessoas vegetarianas. Este número tem aumentado essencialmente por questões de ordem ética, ambiental, espiritual, económica e de saúde.
O vegetarianismo traz benefícios para a saúde. Diminui os factores de risco de doenças cardiovasculares. Cuida e respeita o ambiente, preservando os recursos do nosso planeta.


Quando lemos alguns artigos sobre a evolução do vegetarianismo, desde os tempos da pré-história até à actualidade, verificamos que este tipo de alimentação sempre existiu e que, de acordo com o Centro Vegetariano , “o consumo da carne foi sempre problemático. Imagem do luxo, da gula, da festa, do privilégio social.”
Pitágoras e Platão corroboraram este pensamento e afirmaram que o abate dos animais contribuía para o embrutecimento da alma das pessoas.
São Francisco de Assis foi, também ele, vegetariano e expressou o seu amor ao mundo, no Cântico do Irmão Sol. Destacamos o louvor aos frutos, flores e ervas:
(…) Louvado sejas, Senhor meu, pela irmã água, que é tão útil e humilde, e preciosa e casta.
Louvado sejas, Senhor meu, pelo irmão fogo, por cujo meio a noite alumias, ele que é formoso e alegre e robusto e forte.
Louvado sejas, Senhor meu, pela irmã, nossa mãe, a terra, que nos sustenta e nos governa, e dá tantos frutos e coloridas flores, e também as ervas. (…)

Vale a pena mencionar também o Movimento Hare Krishna, uma associação religiosa, filosófica e cultural derivada do Hinduísmo vaishnava, que tem um programa denominado "Food for Life" (Alimentos para a Vida).

Este programa foi pensado e desenvolvido por Srila Prabhupada, em Mayapur no ano de 1972, depois de ter visto crianças lutando com cães por comida. Actualmente é considerado o maior serviço de auxílio alimentar vegetariano do mundo, tendo distribuído gratuitamente comida lacto-vegetariana entre as populações que vivem abaixo do limiar de pobreza. Em Portugal, distribuiu alimentos desde 1995 nas cidades de Lisboa e do Porto, uma vez por semana.

Mas para quem aprecia e confeciona a comida vegetaria não é fácil encontrar os locais certos com os produtos essenciais. Um inquérito realizado pelo Centro de Vegetarianismo concluiu que cerca de 52% dos vegetarianos considera insuficiente a oferta destes produtos em supermercados.
No entanto, os restaurantes vegetarianos têm crescido. Encontrámos em Sintra, mais concretamente em Chão de Meninos, um restaurante vegetariano, acolhedor e soberbo, o Almaçã.


Este restaurante não tem ementa fixa. Propõe pratos variados, confeccionados com qualidade, apostando na agricultura biológica e/ou local. Oferece sopa, dois pratos e duas sobremesas à escolha. Quanto às bebidas, não há refrigerantes, apenas Coca-Cola biológica. Pode-se beber sumos naturais, feitos de fruta fresca, ou sumos engarrafados sem açúcar e biológicos. Há ainda cervejas biológicas e muitos chás, quentes e com sabores exóticos.


O ambiente é confortável, tranquilo e tem uma fonte de água que nos transmite alguma serenidade. No exterior, há uma esplanada pequena mas simpática.


Este restaurante concilia o “prazer de comer” com a arte, promovendo exposições de pintura e a venda de peças de bijutaria artesanal.



O Almaçã organiza jantares para grupos, jantares temáticos e tem um serviço de Take Away.




Algumas curiosidades:
1. No dia 1 de Outubro, festeja-se o Dia do Vegetarianismo.
2. O símbolo V é o símbolo do vegetarianismo, criado em 1985 pelo artista italiano Prof. Bruno Nascimben.



3. Alguns Vegetarianos Famosos:
Alanis Morissete, cantora canadiana
Anne Hathaway, atris de "O Diabo Veste Prada"
Anthony Hopkins, ator americano
Anthony Kiedis, vocalista do Red Hot Chili Peppers
Avril Lavigne, cantora
Brad Pitt, ator americano
Brigitte Bardot, atriz francesa
Chris Martin, vocalista do Coldplay
Dustin Hoffman, ator americano
Kelly Osbourne, cantora e filha do roqueiro Ozzy Osbourne
Kim Basinger, atriz americana
Liv Tyler, atriz
Michael Jackson, cantor americano
Natalie Portman, atriz americana
Pamela Anderson, atriz e ativista do Peta
Paul McCartney, cantor dos Beatles
Penelope Cruz, atriz espanhola
Richard Gere, ator americano
Ricky Martin, cantor porto-riquenho



Almaçã
Travessa do Alto da Bonita 5B, Chão de Meninos, 2710-188 Sintra
Tel: 219242569 , geral@almaca.pt , www.almaca.pt
Aberto: Seg-Sáb 9.00-15.00


Sites de Referencia
http://www.centrovegetariano.org/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vegetarianismo
http://www.vidavegetariana.com.br/
http://www.iskcon.pt/
http://cozinhadascores.blogspot.com/
http://cantinhovegetariano.blogspot.com/

1 comentários:

borboleta africana 14 de maio de 2010 às 18:56  

E podem acrescentar o Sócrates (o filósofo, não o "nosso"...), o Leonardo Da Vinci, Einstein, Gandhi...
Gostei bastante deste post e fiquei com vontade de experimentar esse Restaurante (olha para mim a fazer-me convidada...).
E para quem quiser começar a dar os primeiros passos neste tipo de alimentação deve ter umas noções básicas sobre a combinação dos alimentos de modo a saber fazer as escolhas certas.

Desde já agradeço a vossa simpática referência à minha humilde cozinha que espero vos continue a ser útil.

bjs

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP