O que andamos a ler...

terça-feira, 11 de maio de 2010

Há hábitos que nunca perdemos e que, quase sem darmos por isso, transmitimos aos nossos filhos. Há uns dias, assustei-me quando percebi que o meu filho estava a ler quatro livros ao mesmo tempo... Não seria demais? O resultado será positivo? As interrogações que me invadiram, dissiparam-se com a resposta: "Mãe, não te preocupes, saio a ti".
Na verdade, nunca consigo ler um só livro de cada vez, mesmo quando me determino a isso... Pensando bem, até não acho que se trate de um mau hábito e, no caso dos mais pequenos, por vezes, resulta em grande diversão...
Estas são as últimas leituras que fazemos a meias cá por casa,


A bruáa é uma editora de que sou fã. Díficilmente resisto a comprar os seus livros, que sempre vou dizendo ao meu filho serem pequeninas "relíquias". É o caso das recentes "Lágrimas de Crocodilo", chegadas por avião...





Uma deliciosa e divertida forma de explicar às crianças o que são lágrimas de crocodilo... mas devo dizer que, por aqui, o que mais agradou foi saber que se pode ir de crocodilo para a escola! Ah, se a moda pega...



Outro dos livros que andamos a ler é "A Grande Viagem". O livro foi premiado com o prémio Isaac Díaz Pardo para o Livro Ilustrado 2009.  Ao abri-lo, percebemos porquê...






A escrita não fica atrás da ilustração. Esta é a história de uma viagem de barco, em que se percorre o mundo de lés a lés, sem nunca se sair do quarto! A Grande Viagem é também um Grande Livro para os meninos lerem...



Este é um livro de João Paulo Cotrim e Maria Keill, que nos fala da vida de uma árvore que vive no fundo do quintal... mas que poderia viver em qualquer outro sítio e ser uma imensidão de outras coisas...



"Sou uma árvore. Tenho raízes no coração da terra e ramos que fazem cócegas nas nuvens. Mas isso é o que fazem todas as árvores." Assim começa esta bonita história.



Para quem conhece o anterior livro de Oliver Jeffers, "O Incrível Rapaz que Comia Livros", este livro não surpreende... Curiosamente, Letra Pequena publicou-o ontem em audiolivro. Vale a pena espreitar, mas não deixem de comprar por isso...

Finalmente, o outro livro que se lê cá por casa,





Sou uma defensora fervorosa da leitura conjunta entre pais e filhos e acho sempre que há livros que nem uns nem outros deveriam deixar por ler! "O Sol e o Menino dos Pés Frios", da Matilde Rosa Araújo, é seguramente um deles. Pelo muito que enriquece pequenos e grandes!



Não é um livro fácil de encontrar. Encomendem-no e... boas leituras!










0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP