5ºAniversário da Casa da Música

segunda-feira, 12 de abril de 2010

A Casa da Música, no Porto, é um daqueles lugares em que, quando entramos, nos apetece desde logo agradecer a sua existência!


Pela sua arquitectura e engenharia, acústica, jogo de luzes e, claro está, pela sua programação! O Serviço Educativo levado a cabo é invejável... A polémica à sua volta foi grande, mas a aposta está mais que ganha. Parabéns!

Sala Guilhermina Suggia, Auditório Principal




No âmbito das comemorações do 5º aniversário, criou-se o "Pulsing Heart", projecto interactivo, da autoria da Arquitecta Sofia Thenaisie. Consiste em estabelecer uma ligação entre as pulsações dos músicos, colaboradores e público que por ali passa, e a luz, recebida através de painéis solares.

O meu filho vibrou quando lhe mediram a pulsação, bem audível por todo aquele espaço, e percebeu que era ele quem determinava o ritmo da iluminação das duas colunas verticais que ali se encontram. Depois de terem ficado vermelhas, o simpático funcionário explicou-lhe que é como se "a Casa da Música fosse um coração luminoso"...

À noite voltámos, para assistir ao concerto de jazz de Dee Dee Bridgewater, num tributo a Billie Holiday. Embora não seja fã de Lady Day, confesso que gosto  muito de Dee Dee, senhora duma grande voz. E depois, esta era também uma forma de iniciar o meu filho num espectáculo de jazz. Também aqui a aposta foi ganha e a sua paixão pelo saxofone parece ter redobrado, depois de ouvir "o homem do saxofone", James Carter.

Uma vez no Porto, seria impensável não dar um pulo até Serralves...Deambulámos por uma interessante exposição de Lourdes Castro e Manuel Zimbro, intitulada "à luz da sombra", um jogo de sombras de pessoas e objectos, com resultados tão curiosos como fantásticos...
E, claro, passeámos por Serralves, onde apetece ficar sempre mais...


       campo de abelhas, com as colmeias ao fundo

A meio do passeio, e para temperar forças, recomendo uma paragem na casa de chá, onde uma simpática menina nos fez, na hora, uns deliciosos scones.

O Douro é, sem dúvida, a dádiva desta cidade e é sempre lindo...Assim, a Ribeira foi o local escolhido para o jantar.


Já agora, se lá forem e tiverem dúvidas quanto ao restaurante, não hesitem: entrem na "Filha da Mãe Preta". A comida é boa e o atendimento muito simpático, à moda do Porto...

Visita ao Porto não fica completa sem a habitual subida à Torre dos Clérigos e, no mínimo, um café no Majestic.


Desta vez, almoçámos mesmo, porque o meu filho não queria sair do Porto sem provar as famosas "francesinhas". Ainda que as eleitas sejam as do Café Santiago, junto ao Coliseu, estas são menos picantes para a criançada... e muito boas! Tal como o afável atendimento.

Como sempre, deixei para o fim, a obrigatória visita à Livraria Lello. Tal como no Majestic, a beleza e grandeza do espaço onde se insere fazem dela um monumento...


O Chá de Sintra gostou de andar por lá...





0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP