Mercado Municipal de Sintra - Já é tempo de mudança!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

O Mercado Municipal de Sintra data de 1951 e localiza-se nas imediações do Museu de Arte Moderna, da Casa de Teatro de Sintra e do Centro Cultural Olga de Cadaval, mais concretamente na chamada zona da Estefânia.



Há por ali alguma animação nos dias e horas em que está aberto. É um local onde ainda se podem comprar fruta e legumes saloios, pois alguns dos vendedores são também produtores. Tem também bom peixe. 
Atrai pela qualidade!




Sempre gostei de comprar produtos frescos, por isso os mercados atraiem-me. Nacionais e internacionais. Em visitas além  fronteiras, é local que não me escapa!
Quando vou ao mercado de Sintra, não deixo de sentir um certo desânimo ao olhar à minha volta. Não se vê muita gente nova, existem espaços completamente vazios, obsoletos e a necessitar de obras. Não é um lugar onde apeteça propriamente estar. 
Parou no tempo. 



Vale por quem lá trabalha e faz questão de oferecer o que tem de melhor.




Quando penso nalguns dos mercados que já visitei, como por exemplo o de S. Miguel , em Madrid ou o  de Budapeste, sinto que o nosso está completamente desaproveitado e desajustado da realidade. 
O de Madrid, ferve de vida! Para além de se poder comprar produtos, que à partida não associaria a um mercado, como  massas frescas, também se come por lá...tapas, ostras e outras iguarias. Bebe-se vinho! E podemos sempre levar para casa!
Deliciamo-nos com as montras dos doces. É comer ou levar! É um mercado vivo e que segue pela noite dentro. Bem sei que estamos em Espanha...
O mercado de Budapeste encanta os turistas com as suas paprikas penduradas, a enfeitar as bancas. É visita obrigatória!!


Mas, nem é preciso ir tão longe... O Mercado da Ribeira , em Lisboa, é um espaço dinâmico, que, para além de cumprir a sua função básica de venda de frescos, tem ambientes diferentes; janta-se, lê-se, tem a Noite do Estudante, os Santos Populares e toda uma série de iniciativas que lhe dá vida.

Mais a sul, temos o Mercado de Lagos, por onde passou neste último fim de semana, o Chá de Sintra. É um mercado antigo que foi remodelado. Está fantástico! Aberto para os clientes habituais e para os turistas. Com especial atenção para o fabuloso elevador e para o excerto do poema "o caminho da manhã", da nossa querida Sophia de Mello Breyner, que dá as boas vindas no cimo da bonita escadaria.


"...vai pelas pequenas ruas estreitas, direitas e brancas, até encontrares em frente do mar uma grande praça quadrada e clara que tem no centro uma estátua. Segue entre as casas e o mar até ao mercado que fica depois de uma alta parede amarela. Aí deves parar e olhar um instante para o largo pois ali o visível se vê até ao fim. E olha bem o branco, o puro branco, o branco de cal onde a luz cai a direito. Também ali entre a cidade e a água não encontrarás nenhuma sombra; Entra no mercado e vira à tua direita e ao terceiro homem que encontrares em frente da terceira banca de pedra compra peixes."

Penso que o nosso mercado devia ser alvo de uma atenção especial dos nossos autarcas e de quem mais se interesse por ele. A remodelação é urgente e deverá ser pensada para uma população tão diversificada como é a sintrense, bem como para os inúmeros turistas. Deve ser ponto de passagem obrigatória!  
Porque não a venda de artesanato e bons produtos regionais? Espaços de lazer, cafés e bancas/tascas onde se possa petiscar? Acolher algumas das variadissímas iniciativas que se vão fazendo por cá...
Um mercado aberto de dia e de noite.
Bem merece quem por ali passa nas suas idas ao Centro Cultural Olga de Cadaval, ao Museu ou à Casa de Teatro de Sintra e não encontra um espaço aprazível para entrar.
É preciso dinamizar, criar ofertas diferentes, que deêm vida a este espaço e à área envolvente.

Sintra agradece.

1 comentários:

Zé Maria 21 de abril de 2010 às 16:41  

Só faltou colocares legendas nas fotos, para toda a gente saber de que mercados são. Pessoalmente, conheço-os todos, mas quem não conheça fica perdido. Acho que tens toda a razão (sejas lá quem fores).

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP