O Pó da Estrada de Branislav Mihajlovic

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Quem admira um quadro do "Bane" (como é conhecido pelos amigos) nunca mais o esquece.



Os seus quadros são misteriosos, têm um traço singular, cores próprias, texturas de grande significado simbólico, são quadros purificados, com detalhes que nos indicam, mesmo à distancia, que aquelas obras pertencem a um valioso artista.


Branislav é um observador atento dos mundos e um pintor universal.

Nasceu em 1961 em Belgrado, na Sérvia. Estudou pintura na Escola Superior de Belas Artes de Belgrado. Desde 1982 que tem participado em inúmeras exposições colectivas em países como Holanda, Polónia, Alemanha e Espanha.

Em 1992 veio viver com a família para Portugal e desde 1994 que expõe individualmente, partilhando connosco a sua enorme sabedoria. É casado e tem dois filhos.


Quem tem o prazer de o conhecer percepciona a sua enorme grandeza, uma simpatia que nos encanta e sente o seu dom e paixão pelo mundo da arte. Quando lhe pedimos que nos explique algum dos seus quadros, nunca o faz, desvia delicadamente o assunto e deixa para cada um de nós o privilégio de pensar e criar uma representação individual da obra.


Maria João Fernandes, crítica de arte e ensaísta, afirmou que a "pintura do artista sérvio Branislav Mihajlovic situa-se precisamente nesse plano de uma profundidade arquetipal que nas margens do seu silêncio e da sua meditação, da sua contemplação nos remete para o limiar do indizìvel, de um silêncio pleno de evidências, território do mito e do Sagrado." 


Para todos aqueles que queiram espreitar as suas telas, indagar e procurar os entendimentos desses mistérios, não deixem de visitar a sua exposição intitulada "O Pó da Estrada", em São Pedro de Sintra, na LM Galeria de Arte Contemporânea, Rua Álvaro dos Reis, 47, patente até ao dia 11 de Maio.

Aconselhamos ainda a consulta dos seguintes sites:

0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP