A Praia Grande está tão pequena!

quinta-feira, 8 de abril de 2010

O Chá de Sintra esteve de férias... Pois é, entre férias na neve, férias na Madeira , idas ao Porto e filhos em casa, restou pouco tempo...
Mesmo assim, entre um magnífico almoço e a tradicional caça ao ovo que sempre se organiza cá por casa, ainda houve tempo no domingo de Páscoa, para dar um pulo à Praia Grande!Já tinha ouvido muitos comentários acerca do estado da praia, mas a surpresa foi grande...


A praia parece ter encolhido... para metade! Numa grande extensão, a areia desapareceu totalmente, deixando a descoberto rochas enormes, que certamente sempre lá moraram, mas bem tapadinhas...



Eram muitos os visitantes que fotografavam e comentavam o estado da Praia... Havia quem dissesse que ao longo de quarenta anos, não havia memória de um tal cenário...
Não sei como a natureza se encarregará de repôr e organizar a nossa praia, mas não tenho dúvidas de que vai ser necessária intervenção humana... Tentei perceber se alguma coisa estava a ser feita, mas até agora não descobri nada...


Não sei se por capricho, mas a verdade é que os meus locais preferidos estão todos cobertos de pedras e rochas. Como podem ver, à frente do "Angra" e da "Galé", não há praia!

O meu filho também não gostou do que viu...é ali que ele e os amigos "fazem praia com a escolinha"!!!



O Chá de Sintra está atento e irá falando da Praia Grande...

2 comentários:

Margarida Sande Nogueira,  9 de abril de 2010 às 13:09  

Partilho da vossa preocupação com o estado em que se encontra a nossa querida Praia Grande. Estive lá no passado fim-de-semana e, deparei-me com o cenário por vós descrito: uma praia completamente transfigurada, uma enorme quantidade de areia foi levada pelo mar e, a própria maré estava "altíssimas"… Resultado final: não há Praia! Esta afirmação não é minimamente alarmista, como aliás se depreende das excelentes fotos que ilustram muito bem o vosso “tópico”. Esta afirmação tão-somente constata um triste facto.
Não deixo de me interrogar se, por um lado algum dia a Praia Grande voltará a ser o que era e, por outro, se estarão a ser tomadas algumas medidas para atenuar os efeitos da natureza e “devolver-nos” a Praia.
Mesmo que alguma da areia que o mar levou, "retorne" , o que me parece muito provável atendendo ao pouco que conhece do fenómeno da erosão costeira, não acredito que o será em quantidade suficiente para que este ano tenhamos Praia Grande, sem que sejam tomadas medidas no mais curto espaço de tempo e, mesmo assim…
Bem, tentarei obter informação sobre “as medidas” que tanto esperamos e, ficarei igualmente atenta ao vosso blog que, aliás, muito me agradou. Parabéns! Muito interessante, sendo que, também eu nutro um enorme amor por Sintra!

MLC,  9 de abril de 2010 às 23:54  

Pré-visualizar
Editar Anónimo disse... Olá!! Bem sei que a Praia Grande está, não coberta de rochas, mas com as rochas descobertas :-)
No entanto, não acho que seja motivo de grande preocupaçao. Lembro-me, há cerca de4 ou 5 anos, de já ter visto a Praia assim! e não só à frente da Galé e do Angra...mas em TODA a extensão da Praia. Esperemos por Maio, que é o mês em que a areia costuma ser reposta....

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP