Hoje é Dia Mundial do Livro

sexta-feira, 23 de abril de 2010

"O livro é uma das possibilidades de felicidade de que dispomos"!

A frase é de Jorge Luís Borges e hoje, que se comemora o Dia Mundial do Livro, não consegui deixar de pensar nela quando ouvi a ministra da Cultura falar sobre o número de livros anualmente destruídos pelas editoras em Portugal.
"Por vergonha", Gabriela Canavilhas não disse o número exacto, mas afirmou serem "seguramente mais de cem mil"! Algumas das iniciativas levadas a cabo terão certamente contribuído, no mínimo, para fazer algumas crianças mais felizes... mas foi só hoje!

Penso que quando uma "doença" nos persegue há várias gerações, a melhor forma de tentar obter a cura é através da prevenção junto dos mais novos. Por isso, o Chá de Sintra quer festejar o dia falando de... "livrinhos".



São muitos os livros que povoam hoje o universo da literatura infantil. Nem todos serão obras-primas, mas há muitos e excelentes livros. E há também aqueles, os únicos! Livros que, por uma razão ou outra, as crianças nunca esquecem. O êxito junto da pequenada pode não ter uma correspondência directa com a qualidade da obra, mas nela há de certeza um "bocadinho de genialidade"...Por vezes, são pequenas coisas que tocam ao de leve nos seus sonhos ou inquietudes...



Neste livro, Isabel Zambujal conta-nos, de forma divertida mas muito tocante, a história de uma menina que precisava de ouvir histórias enquanto dormia. Para solucionar o problema de Glória, a autora encontrou uma terna solução - o pai enviou-lhe uma caixinha com uma Fadinha de Olhos Fechados para viver dentro da almofada....mas invisível para não ser magoada.

Depois de ler esta história aos seus dois filhos, a minha amiga Joana ofereceu a cada um uma bela caixa. Lá dentro só o algodão, claro, porque as fadinhas são invisíveis.E não é que os meninos dormem muito mais tranquilos com a fadinha por perto? Ao que parece, até afasta os pesadelos...




Há também os livros de que as crianças se vão lembrando sempre, aqueles que quando acabamos de ler nos fazem ouvir o silêncio até lhes aparecer na carita um doce sorriso...



Esta é a história simples e bela de uma família de ratos que vai trabalhando para armazenar alimentos para o inverno que se aproxima... enquanto um deles, o Frederico, permanece sentado a apanhar raios de sol, a recolher cores e a juntar palavras. Ah, que útil se revelerá esta actividade...



O rato Frederico é o amigo que os nossos filhos deveriam ter sempre por perto. A mim, apetece-me, muitas vezes, ir com o meu filho para qualquer sítio recolher cores ou juntar palavras.

É impossível dar aos nossos filhos todos os livros que gostaríamos que eles tivessem. Não nego, porém, que ao meu calhou no sorteio uma mãe consumidora compulsiva. Citando mais uma vez Jorge Luís Borges,
"Sempre imaginei o paraíso como uma grande biblioteca".
Mas a verdade é que somos forçados a fazer uma selecção e nem sempre sabemos se é a mais acertada. Lembro-me sempre quando uma amiga minha, com dois filhos donos de uma também invejável colecção de livros, cá veio a casa e comentou que praticamente não tínhamos livros comuns... Talvez por isso, impulsiono sempre o meu filho a trocar livros com os amigos. Experimentem, troquem todas as semanas um livro com um amigo! Os meninos ganham com a diversidade e ainda aprendem a partilhar...

Foi aliás, deste modo, e graças a essa amiga, que li com o meu filho um dos livros que mais o emocionou até hoje e que nunca perdeu o lugar cativo na mesa de cabeceira.



Esta é a história de um coelho de porcelana que um dia se perdeu da sua dona, uma menina chamada Abilene. O caminho percorrido por Edward é tão longo quanto belo é o livro!
Depois de o ler e quando o devolvemos à verdadeira dona, a pequena Madalena, sentiu-se um vazio cá em casa. Acabei por comprar um.
Isto foi há quase dois anos. Há poucos dias, ao passarmos por uma loja, vimos um coelho que de imediato nos fez lembrar Edward Tulane!



Agora têm ambos, livro e coelho,lugar fixo na mesa de cabeceira.

Por isso, a sugestão do Chá de Sintra é: comprem, troquem, emprestem e dêem livros aos meninos.Eles merecem... e o mundo também.


0 comentários:

Enviar um comentário

  © Blogger template On The Road by Ourblogtemplates.com 2009

Back to TOP